Depósito de Patentes

Patentes são concessões públicas para a proteção de invenções novas, que possuam atividade inventiva e aplicação industrial. É comum a confusão entre marca e patente, mas tratam-se de institutos completamente diferentes. A marca é o sinal ou símbolo que designa e identifica um determinado produto ou serviço perante o mercado consumidor. Já o termo patente identifica um título de propriedade de uma invenção industrial nova e que possua aplicação industrial. Desse modo, enquanto uma marca é registrada, somente as invenções podem ser patenteadas.

A patente é concedida pelo Estado para que o seu titular possa explorar a sua invenção com tranquilidade, podendo impedir que terceiros se beneficiem da tecnologia de forma não autorizada. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar o conteúdo técnico da matéria objeto da patente.

São requisitos para a obtenção da patente:

– Novidade;
– Atividade inventiva;
– Aplicação industrial.

O que fazemos

– Realização de pesquisas técnicas de anterioridades de patentes;
– Realização de relatórios e desenhos técnicos;
– Elaboração, depósito e acompanhamento dos pedidos de patente junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial);
– Elaboração, protocolo e acompanhamento de subsídios ao exame de técnico de pedidos de patentes realizados por terceiros junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).